Coluna da Anya

Compra sustentável: vestido de noiva

7fc1ef6e-0361-4317-9bac-f1c97d908883

Compra sustentável. O slow fashion, ou manifesto anti-fast-fashion, é um conceito muito atual que busca produzir e consumir moda de forma consciente, na qual a cliente sabe o porque esta comprando determinada peça, por quem ela será produzida, e gerando assim uma economia local, sem afetar em demasia o meio ambiente e procurando sempre respeitar aspectos sociais e econômicos. Este modo de consumo consciente se relaciona diretamente a mais antiga maneira de se fazer moda: a roupa feita por encomenda e sob-medida, com o mais novo conceito de sustentabilidade na moda. Busca-se novos modos, que façam do design, confecção e consumo, uma vertente mais justa e responsável.

banner-historias-de-amor

Em meio a um enorme e muito concorrido dia-a-dia; fugaz, descartável e alucinante, que é o do fast fashion, surgem algumas práticas que seguem contra a corrente e dão novas oportunidades a pessoas que buscam o novo através do mais antigo conceito da moda: a roupa sob medida, feita por encomenda. E carregam como bônus a construção de um sistema sustentável, pois neste modo de consumo, nada é produzido em demasia, apenas o que será consumido. Há o mínimo de excesso de resíduos, o que contribui ao meio ambiente e, normalmente, no âmbito social, o valor pago à mão de obra é bem mais justo que o do sistema fast fashion, o que não significa que o consumidor final ira pagar um valor acima do de mercado em sua região. Você pode se surpreender com esse modo tradicional e inovador de consumo.

Sob-medida 

O vestido de noiva sob-medida por encomenda é uma tradição antiga das grandes maisons europeias, que tem voltado com força total, pois o modelo é encomendado para uma ocasião especifica, com alguns meses de antecedência.

bc638ff3-a308-4ad6-8984-3cb2d9220a6d

Jardim Marriage

Feito através de uma serie de provas e ajustes, sempre com a opinião da cliente sendo levando em consideração para cada etapa, torna-se um modo de perder o mínimo de matéria prima, pois temos em mãos as medidas da cliente, que são tiradas no atelier pela estilista e suas assistentes. O modelo é desenvolvido do zero, junto a cliente, desde a escolha dos materiais até os detalhes de estrutura e acabamento. Após a entrega do vestido, é aconselhado uma empresa para a conservação do modelo da forma mais adequada.

Sob-medida para primeiro aluguel

O vestido de noiva para primeiro aluguel segue os mesmos processos da confecção do modelo sob-medida por encomenda. As diferenças básicas são: as medidas internas da peça são deixadas para futuros ajustes ao modelo, a barras são sempre feitas de forma que podem ser aumentadas ou diminuídas, e o valor dos vestidos para primeiro aluguel podem chegar a custar ate 60% a menos que um modelo para compra. Além de tudo isso, o modelos poderá ser utilizado por outra cliente e não se torna uma peca perdida no armário.

prova-do-vestido-de-noiva-768x511

Segundo aluguel de vestidos com ajustes

O segundo aluguel de um vestido, em uma loja ou atelier, é uma ótima opção, pois as empresas têm a obrigatoriedade de lhe entregar o modelo higienizado e muitos se responsabilizam pelos ajustes e modificações que a cliente desejar no modelo.

3f1317da-a591-421c-ba80-cfcf0662d2a2

Compra de vestidos de mostruário ou de segunda mão

O vestido de mostruário, ou sample dress, é o modelo que o atelier ou loja confecciona para desfiles ou catálogos. São modelos nunca antes usados, mas como as manequins vestem normalmente 36 ou 38, os tamanhos para os modelos de mostruário são limitados. Os valores também costumam ser muito atrativos. Já os vestidos de segunda mão podem ser encontrados para aluguel ou venda em diversas lojas e costumam ser modelos de estilistas famosos e de pouco uso.

BM 0195

A reforma e reutilização de um vestido de família

Usar o vestido de noiva de uma pessoa amada pode ser uma linda homenagem e lhe trará muitas emoções no seu dia especial. Mas, para isso, o modelo tem de ser ajustado a seu corpo e gosto pessoal, um serviço que o atelier Anya Jardim faz com muito amor.

Valéria Gonçalvez

Valéria Gonçalvez

Espero que vocês tenham gostado das dicas e aprendido um pouco mais sobre como adquirir seu vestido dos sonhos de forma sustentável e as vezes até mais barata! Para dúvidas e sugestões de temas, conversem comigo pelo Whatsapp! Até a próxima!

banner-historias-de-amor

Coluna-Anya-Jardim1
Anya Jardim
Colunista Guia Casar Bem
(44) 9 8839-2114

Quer receber as últimas novidades?

Insira o seu endereço de email abaixo para receber as atualizações

Você assinou nossa newsletter!

Deixar um Comentário