Coluna da Anya

Demoiselle: tudo sobre essa nova tendência bridal

demoiselle.pngs

Demoiselle. Há muito tempo, em inúmeros filmes europeus e norte-americanos, as demoiselles invadiram os casamentos e atualmente caíram no gosto das brasileiras. Mas, pensando sobre essa nova moda, o que seria uma demoiselle?

Quem são?

“Demoiselle”, em francês, significa “dama” ou “donzela”. Esse termo é utilizado para as moças que entram desacompanhadas rumo ao altar, as quais, em sua maioria são adolescentes ou moças adultas. São elas as responsáveis por auxiliar a noiva no dia do seu casamento. Elas devem acalmá-la e transmitir tranquilidade e confiança. Assim, recomenda-se sempre escolher uma pessoa que seja próxima a noiva, como uma amiga, irmã ou ainda uma pessoa muito importante para a mesma.

Victoria Carlson

Victoria Carlson

Primeiramente, acerca de sua origem, as demoiselles estão envoltas alguns misticismos, pois, na antiguidade, acreditava-se que a presença de outras mulheres vestidas de forma similar à noiva serviria para confundir os espíritos ruins sobre quem realmente seria a protagonista do grande dia. Dessa forma seria afastado toda a inveja e energias negativas que fossem direcionadas à noiva no dia de seu casamento.

Victoria Carlson

Victoria Carlson

Qual sua função?

Além de deixar o altar ainda mais bonito e a festa muito mais animada, as demoiselles devem ajudar a noiva nos preparativos do casamento, como acompanha-la nas provas de vestido, escolha do penteado e maquiagem, organização do evento, escolha do cardápio e funções similares, além dos demais eventos como chá de lingerie e despedida de solteira.

Kat Wagner

Kat Wagner

banner-historias-de-amor

Tricia Victoria & Co.

Tricia Victoria & Co.

Já no dia do casamento, é função das demoiselles auxiliarem a noiva em todos os detalhes, seja segurando seu véu ou a calda do vestido – como a Pippa Middleton no casamento de sua irmã, a Kate, casada com o Príncipe William. Ou ainda na organização do altar, decoração e qualquer imprevisto que possa surgir e estragar o tão grandioso dia.

Peyton Rainey Byford

Peyton Rainey Byford

Acerca da ordem de entrada das demoiselles na igreja, tudo depende do tipo de casamento e da vontade da noiva. Elas podem entrar antes da noiva, ou depois, segurando seu véu, como mencionado anteriormente.

Kat Wagner

Kat Wagner

Com relação a quantidade de demoiselles, a mesma é livre. Contudo, uma enorme fila de cortejo não é atrativa, uma vez que cansa os convidados. Assim, aconselha-se optar por até três amigas, irmãs, primas ou qualquer moça que a noiva confie, a fim de abrilhantar ainda mais esse evento. Além disso, pode-se incluir também os pajens e daminhas de honra, se assim preferirem, desde que não lote o altar.

O look e acessórios

Dentre os figurinos possíveis, as noivas e as demoiselles devem entrar em acordo, desde o modelo, cores até o cumprimento. Na maioria das vezes, seus trajes têm modelos diferentes, mas de cores similares. Em outros casos, pode-se utilizar o mesmo modelo e a mesma cor, mas alterando detalhes como laços, corte ou alças. Ainda pode-se optar por diferentes modelos e cores, desde que as acompanhantes não se destaquem mais que a noiva, pois esse é o dia dela.

Victoria Carlson

Victoria Carlson

banner-historias-de-amor

Habitualmente, tons de azul, rosa e pastéis são os mais utilizados. Contudo, se for desejo da noiva, pode-se optar por cores vibrantes, estampas florais e até mesmo o preto. Vale lembrar que, dependendo do horário e local do casamento, alguns modelos são mais indicados que outros. Em ambientes abertos e casamentos realizados durante o dia, longuetes, modelos mais curtos e estampas florais são uma ótima opção. Já para o período noturno, vestidos longos são clássicos e garantem elegância.

Tricia Victoria & Co

Tricia Victoria & Co

Victoria Carlson

Victoria Carlson

Kat Wagner

Kat Wagner

Victoria Carlson

Victoria Carlson

As demoiselles, conforme tradição, devem se vestir de forma similar a noiva, a fim de confundir os espíritos, logo, contam também com um buquê. Este, porém, não pode ter o mesmo tamanho que o da noiva, nem ser maior. Além disso, não pode contar com flores iguais e nem cores similares. Para elas, vale um buquê diferente, com cores bem contrastantes e que combinem com o seu visual e o da noiva. Com relação à acessórios, se uma das demoiselles quiser usar algo em específico, a outra também deve utilizar o mesmo, a fim de criar similaridade entre elas.

Kat Wagner

Kat Wagner

Agora que já sabe um pouco mais sobre as demoiselles, vale lembrar que a escolha de uma amiga, irmã ou qualquer outro parentesco é uma enorme prova de amizade, carinho e confiança. No dia, é responsabilidade delas transmitir confiança e tranquilidade à noiva. Assim, com um pouco de paciência e grande ajuda das demoiselles, o dia do casamento será incrível e inesquecível.

banner-historias-de-amor

Coluna-Anya-Jardim1
Anya Jardim
Colunista Guia Casar Bem
(44) 9 8839-2114

Quer receber as últimas novidades?

Insira o seu endereço de email abaixo para receber as atualizações

Você assinou nossa newsletter!

Deixar um Comentário