Casamento Dicas Planejamento

6 dicas na hora de escolher a data do casamento

6 dicas na hora de escolher a data do casamento

O pedido foi feito, você disse sim… e agora? A próxima etapa é importantíssima: marcar a data do casamento! Mas como fazer isso? Por onde começar?

A linha de raciocínio para chegar a essa decisão pode parecer muito difícil — afinal, o que deve ser levado em conta para escolher uma data tão importante e que tem tudo para ser o dia mais feliz da sua vida? É o que vamos te contar no post de hoje! Continue a leitura e conheça as 6 melhores dicas para escolher a data do casamento!

Reconheça a importância da escolha

O primeiro passo para escolher a data do casamento é reconhecer a importância dessa escolha. Ela guiará todos os detalhes e arranjos da cerimônia, e é só depois dessa decisão que o casal poderá começar a listar todas as outras obrigações.

Ou, então, pode ser que você já tivesse, há muito tempo, ideias sobre como seria seu casamento — e isso só reforça a importância da escolha da data certa. Você sempre sonhou em casar na praia? Um casamento no inverno ou em um período chuvoso está fora de questão!

Considere datas que sejam significativas para o casal

Muitos casais gostam de escolher, para a cerimônia, uma data que já carregue um significado especial para eles — como o primeiro dia em que vocês se conheceram ou que começaram a namorar, por exemplo. Romântico, não é mesmo? Uma data que já era especial vai se tornar ainda mais!

Pesquise as vantagens de cada estação do ano

guia-casar-bemSe é difícil pensar de cara em um dia específico, limite a gama de escolhas para uma estação do ano — dependendo dos seus planos e, também, do lugar em que você mora. O verão é intenso no Brasil, ou seja, uma cerimônia à tarde e ao ar livre, na cidade, pode ser sufocante — mas este é o clima ideal para um casamento na praia!

É importante, também, considerar a lua de mel. Vocês vão aproveitar a ocasião para realizar o sonho de curtir a primavera em Paris? Então, o casamento tem que acontecer no outono brasileiro. Muito cuidado, também, com as épocas de chuva — elas podem estragar ou, pelo menos, complicar bastante os seus planos para a cerimônia, principalmente se ela for ao ar livre!

Decida de acordo com o orçamento

Se você quer economizar o quanto puder no casamento, ou prefere voltar os recursos do casal para a lua de mel, é importante lembrar que cada mês tem valores diferentes.

Por conta do calor e do carnaval, fevereiro é um mês pouco procurado pelos noivos — e, por isso, os serviços relacionados a casamentos são mais em conta. Além disso, igrejas e buffets costumam ter mais datas disponíveis. Junho, julho e agosto também são meses pouco disputados.

Dezembro, por outro lado, é muito procurado — por conta do clima quente, mas não tanto quanto no meio do verão. Maio é o mês das noivas, tradicional justamente pela grande quantidade de casamentos que acontecem nele. Já setembro, atrai muitos casais com seu clima agradável de final de outono e início da primavera.

Fique atenta aos feriados

Casamentos em feriados, como o Ano Novo, podem ser festas ousadas, divertidas e inesquecíveis. Além disso, são uma excelente oportunidade de ter por perto seus amigos e parentes que moram longe. Mas atenção! Casar durante feriados pode afastar pessoas que costumam aproveitar estes dias para viajar. Por isso, se essa for sua escolha, avise seus convidados com bastante antecedência.

Pense nas flores

Um dos elementos mais afetados pela escolha da data do casamento são as flores utilizadas para a decoração. Cada uma tem sua época de florir e, fora dela, serão caríssimas ou impossíveis de encontrar.

Março é um mês propício a chuvas, mas seu casamento ficará lindo decorado com orquídeas. Em junho, o frio está se aproximando — e, com ele, as tulipas. Agosto carrega consigo superstições que afastam a maioria dos noivos, mas a romântica copo de leite é uma opção incrível para sua decoração!

E então, preparada para decidir qual vai ser o grande dia? Com a data do casamento marcada, você estará pronta para começar a, de fato, planejar seu casamento. Aproveite para conferir nosso post com os 5 erros que você deve evitar!

Quer receber as últimas novidades?

Insira o seu endereço de email abaixo para receber as atualizações

Você assinou nossa newsletter!

2 Comentários

Deixar um Comentário