Casamento Dicas

Como elaborar a lista de convidados perfeita para um casamento

Como elaborar a lista de convidados perfeita para um casamento

A elaboração da lista de convidados é o primeiro grande desafio na organização de um casamento. Afinal, é a partir dela que os noivos começarão a dar contornos ao grande dia, escolhendo o local, o buffet e as lembrancinhas.

Muitos noivos também encontram dificuldades para adequar o número de convidados ao conceito escolhido e ao orçamento disponível para a festa. Você faz parte desse grupo? Veja algumas dicas que podem facilitar nessa etapa:

Respeite as suas vontades

Muitos casais colocam os desejos de outras pessoas acima de seus próprios sonhos e acabam organizando casamentos que pouco têm a ver com suas personalidades. Ainda que seja importante levar em consideração a opinião dos mais próximos, é essencial explicar que esse é o momento de vocês e que darão a palavra final em todos os aspectos – especialmente no tamanho da festa e nas pessoas que serão convidadas.

Use uma planilha

Uma lista de convidados não serve apenas para lembrar de quem vocês gostariam que testemunhasse essa ocasião tão especial. Ela também é útil para reunir dados importantes que ajudem em guia-casar-bem aspectos da organização do grande dia, como contatos para o envio de convites, faixa-etária para a contratação do buffet, distribuição por mesas, etc. Existem várias planilhas on-line que podem ser baixadas gratuitamente e organizam todas essas informações.

Elabore a primeira versão

A primeira versão da lista de convidados para o seu casamento pode ser elaborada por meio de um brainstorming, sem maiores considerações sobre a importância da presença de cada indivíduo para o casal. Para tanto, vocês podem usar algumas categorias: família próxima, amigos próximos, família estendida, amigos de infância, colegas de escola/faculdade, colegas de trabalho e outros conhecidos.

lista-de-convidados-casamento

Considere os acompanhantes

Muita coisa pode acontecer entre a elaboração da lista de convidados de um casamento e o grande dia. Vai que o primo favorito do noivo engate um namoro sério nesse período, por exemplo? Por isso, é importante prever esse tipo de situação e chegar a uma conclusão sobre como lidar com ela. Vocês não têm a menor obrigação de convidar pessoas que não conhecem muito bem; porém, estender o convite aos “agregados” é um sinal de elegância e consideração.

Defina suas prioridades

A primeira versão da lista de convidados está pronta e ficou mais longa do que vocês gostariam? Nesse caso, é preciso lapidar um pouco até chegar a um bom resultado. Para fazer isso o casal pode adotar alguns critérios, como o tamanho da festa que pretendem dar, o nível de proximidade e até mesmo a situação atual do relacionamento. Talvez aquele amigo de infância com quem você não fala há alguns anos não faça tanta falta no seu miniwedding, afinal.

Faça os cortes necessários

Esse é o passo mais difícil! No entanto, também é absolutamente necessário para que vocês possam seguir com a organização do casamento e fazer do grande dia o que sempre sonharam. A principal dica aqui é cortar as categorias sugeridas lá em cima de forma decrescente até chegar ao número ideal de convidados. Como o corte de algumas pessoas pode parecer mais brusco do que o de outras, é preciso ter respostas para algumas questões:

• Vocês desejam convidar crianças?
• Convidados solteiros podem levar acompanhantes?
• Vale a pena convidar colegas de trabalho/estudosdistantes?
• Aliás, vale a pena convidar pessoas que não mantêm contato?
• Pessoas que costumam fazer cenas desagradáveis são bem-vindas?
• O orçamento disponível é suficiente para acolher um convidado a mais?

Peça confirmação

Você finalmente chegou à versão final da lista de convidados? Parabéns! Mas a missão não acaba por aí. Quando enviar os convites, não esqueça de pedir para que todos confirmem presença (RSVP) em tempo hábil. Essa pequena gentileza ajuda no cálculo de itens como o buffet e também permite ajustes de última hora. Caso os primos adolescentes da noiva não queiram ir, vocês podem chamar aquele casal de quem se aproximaram há poucos meses.

Você tem outras dicas para a elaboração da lista de convidados perfeita para um casamento?
Compartilhe com a gente nos comentários!

banner_horizontal-historias-de-amor

Quer receber as últimas novidades?

Insira o seu endereço de email abaixo para receber as atualizações

Você assinou nossa newsletter!

Deixar um Comentário