Casamento Decoração Dicas

5 dicas para selecionar as melhores flores para casamento

5 dicas para selecionar as melhores flores para casamento

Vai se casar e ainda não se decidiu pelas flores da decoração? Para muitas noivas, essa tarefa pode ser algo complicado, devido à quantidade e variedade de flores disponíveis.  Na hora da escolha flores para casamento, é preciso levar em conta não só o estilo de cerimônia, horário e local, mas também a estação do ano.

Casamentos ao ar livre e durante o dia, por exemplo, exigem uma decoração mais leve e romântica, já as cerimônias mais formais pedem algo mais sofisticado e clássico.

Provavelmente, você já tem uma flor preferida ou gostou da decoração do casamento de uma amiga, e até pesquisou fotos nos melhores sites e redes sociais. Mas, se mesmo assim está em dúvida, acompanhe o nosso post e descubra algumas dicas para acertar na escolha:

1. Um tipo de flor para cada estação

Em todas as estações, você pode usar petúnia, dália, rosa e gipsófilas. Tenha em mente que algumas flores só florescem em certos períodos do ano, enquanto outras são cultivadas o ano todo e são bem mais acessíveis no preço — o que pode possibilitar bons descontos com o fornecedor.

O verão propicia festas em áreas abertas e permite cores mais vivas e variadas. As melhores escolhas são as flores do campo, margaridas, rosas, cravo e lírio.

No outono, a angélica e a gardênia são ótimas opções. De março a junho é a época de belíssimas orquídeas. Já no inverno, você encontra tulipa, azaleia, flor de lótus e cerejeira — mas ainda é possível encontrar as orquídeas nessa época.

Na primavera, a estação das flores, o cravo e a rosa, assim como a gérbera, têm sido a preferência de muitas noivas. Mas o amor-perfeito, a begônia, a gardênia, a açucena e a gérbera também estão em alta.

Flores casmento

Foto: Sasha Zvereva

2. A escolha do buquê

O buquê não precisa, necessariamente, combinar com a decoração, mas é como uma joia a ser destacada na produção da noiva. Por isso, o arranjo deve combinar com a sua personalidade e com seu vestido.

Caso você opte pelas as mesmas flores da decoração no buquê, não tenha medo de ficar clichê! Você terá um resultado bem harmônico.

3. O significado das flores para casamento

Toda flor simboliza um sentimento, então aproveite para escolher as flores do buquê de acordo com o significado que carregam:

  • Gérbera e copo de leite: remetem à sensibilidade e pureza.
  • Orquídea: inspira beleza e perfeição.
  • Rosas: sugerem amor e romantismo.
  • Cravo: remete à lealdade.
  • Tulipa: representa prosperidade e independência.
  • Hera: simboliza a fidelidade.

4.Tipos de tons, cores e perfume

Narciso, jasmim e e lavanda são flores muito perfumadas e, por isso mesmo, ideais para cerimônias ao ar livre. Uma boa dica é mesclá-las com outras flores para que não deixem os convidados enjoados com o cheiro.

Casamentos na praia e no campo são mais descontraídos e você pode ousar mais nas fotos e no vestido. As flores podem ser miúdas e em tonalidades mais coloridas, mas lembre-se de que o sol e o vento podem afetar algumas flores — portanto, escolha as de menor porte.

Tons mais claros são perfeitos para ocasiões mais formais e locais fechados. As rosas são bem vindas em todas as tonalidades: se quer mais romantismo, use rosas brancas, na cor rosa ou pastel; se quer ousar, use a cor vermelha. Outra opção clássica é a angélica: use-a na igreja com fitas de cetim e crie um visual mais sofisticado!

Perfume flores casamento

Foto: Josh Felise

5. Busque um bom fornecedor

Contar com uma boa floricultura também é essencial na hora de escolher as flores. Afinal de contas, você não vai querer ficar na mão justo no dia da cerimônia, não é mesmo?

Faça pesquisas, peça indicações para conhecidos e busque conhecer o trabalho dos floristas antes de fechar o contrato. As flores para casamento são uma parte muito importante da decoração e não podem ser deixadas de lado!

Gostou das dicas? Que tal aprender como fazer o seu buquê sozinha? Confira nosso post sobre o assunto!

banner-estilo

Quer receber as últimas novidades?

Insira o seu endereço de email abaixo para receber as atualizações

Você assinou nossa newsletter!

Deixar um Comentário