Casamento Dicas Música

Músicas para casamento: como escolher a playlist ideal para sua cerimônia?

escolher-a-playlist-ideal-para-sua-cerimonia-de-casamento

A cerimônia de casamento é um ritual cujo intuito é celebrar a união de duas pessoas que se amam. A proposta é bastante simples, mas sabemos que, às vezes, os detalhes para fazê-la acontecer são inúmeros. A trilha sonora desse momento é importante justamente porque seu ritmo embala a celebração e pode torná-la ainda mais especial.

Como, então, garantir a escolha acertada das músicas para o seu casamento? Acompanhe as dicas que bolamos para auxiliar você na tarefa de ponderar as possibilidades e refinar o processo de escolha das músicas para casamento.

Considere o local da cerimônia

Sim, a definição do local em que a cerimônia será realizada vai pautar a escolha do estilo musical. Isso porque cada lugar oferece benefícios, regras e desafios próprios!

playlist de casamento

Reprodução

Se o casamento for realizado em uma igreja, por exemplo, é bastante comum o uso de música instrumental, clássica ou sacra, executada por corais e orquestras. Além disso, cada paróquia tem suas normas a respeito do número de entradas e duração da celebração, e você precisará se adequar a elas.

Já em locais como sítios ou praias, as opções são mais diversificadas e você poderá ser mais criativo na hora de definir o repertório.

Escolha um estilo que retrate a história do casal

Para construir uma cerimônia mais personalizada, abra mão do tradicional e aposte em propostas mais contemporâneas. Há trilhas sonoras lindíssimas de filmes românticos, como O Fabuloso Destino de Amélie Poulain e Orgulho e Preconceito, que podem servir de inspiração.

Sempre que ouvir uma música que goste, que desperte boas lembranças, tente imaginar como ela ficaria com arranjos instrumentais. O pessoal do The Piano Guys faz um trabalho incrível nesse sentido.

Se você, entretanto, quiser apostar em uma cerimônia mais tradicional, o que vale é pesquisar o trabalho de compositores como Vivaldi, Handel, Beethoven e Bach.

Defina as etapas para acertar na escolha das músicas para casamento

Qual seria a quantidade ideal de músicas em uma cerimônia? Há um número mínimo e um máximo? Como definir? Perceba que, geralmente, as músicas estão associadas às etapas da cerimônia: entrada dos padrinhos, do noivo, da noiva, dos pais, da aliança, benção e saída.

A média varia entre seis e dez melodias. Tenha sempre em mente, no entanto, que quanto mais músicas, mais longa ficará a celebração.

Playlist de Casamento

Pense na cerimônia como um todo

Um conselho muito importante é: tente achar uma harmonia na execução das músicas, ainda que elas sejam de estilos diferentes, para que haja uma construção simbólica e uma espécie de evolução culminando no ápice, que é a entrada da noiva. Aliás, outro ponto que deve ser levado em consideração na hora da escolha é que nenhuma entrada deve ser mais destacada do que a dela.

banner_bandas

Faça a seleção de acordo com o gosto musical dos noivos

Não se esqueça de que ambos os noivos devem colaborar na construção da playlist! É também bastante aconselhável contratar músicos, seja orquestra, banda ou DJ, que combinem com o estilo do casal. Pesquise com antecedência e planeje a execução com eles, pois assim você terá tempo de tirar dúvidas e realizar testes.

Lembre-se de que o caminho de qualquer aventura deve ser tão prazeroso quanto a satisfação da chegada. Aproveite, portanto, cada minuto e cada uma das músicas para casamento escolhidas para o seu grande dia!

Agora, se quiser saber como inovar em um casamento e garantir a diversão de todos, confira nossas 6 dicas para fazer um casamento divertido e entreter seus convidados!

Quer receber as últimas novidades?

Insira o seu endereço de email abaixo para receber as atualizações

Você assinou nossa newsletter!

1 Comentário

Deixar um Comentário