Casamento Dicas Estilo Planejamento

Por onde começar a planejar minha festa de casamento?

Por onde começar a planejar minha festa de casamento?

Casar é algo único e especial, afinal, iniciar a vida a dois é um passo importante na vida adulta, tanto que merece uma celebração à altura. Casamento pede festa, não é mesmo? Seja grande ou intimista, luxuosa ou simples, a festa de casamento é sempre bem-vinda para marcar ainda mais esse dia que, por si só, já é memorável.

Se você vai se casar, mas ainda não começou a planejar a sua festa de casamento, veja a seguir uma lista com os itens mais importantes que você deve providenciar para garantir uma recepção perfeita em todos os sentidos. Vem com a gente!

Defina o conceito da festa

Antes mesmo de escolher a data e o local do casamento, defina o conceito da sua festa, pois isso pode influenciar diretamente na escolha do espaço, dia e horário da recepção. Ao planejar a sua festa de casamento, estabeleça um estilo para nortear a ambientação, decoração, convite, músicas, etc. Os estilos que estão dentre os queridinhos das noivas são o rústico, vintage, romântico, clássico e moderno — avalie o que combina com o perfil do casal e tome a sua decisão.

Defina o estilo do seu casamento

Reprodução

Escolha a data

Se você sonha com um casamento leve e ao ar livre, no estilo mini wedding, por exemplo, é ideal se casar na primavera ou verão. Já se o seu desejo é um casamento à noite, caracterizado por luxo e glamour, com muitos lustres de cristal e flores nobres, casar no outono ou no inverno é o mais indicado.

Ao escolher a data do seu casamento, tenha um calendário em mãos e considere a disponibilidade dos parentes e amigos que moram fora. Se você tiver muitos convidados que precisam viajar para estarem presentes na festa, cogite a possibilidade de se casar em períodos de feriado prolongado. Outra dicar é conferir o clima da época selecionada — casar em períodos chuvosos é sempre um risco, especialmente se o local do evento for descoberto.

Pinterest

Reprodução

Saiba escolher o local

guia-casar-bemDefinido o conceito e estabelecida a data do casório, comece a pesquisar diferentes locais para o evento. A etapa inicial de pesquisa pode ser feita pela internet, mas depois é necessário fazer visitas presenciais aos espaços que te agradaram. Na visita, observe se o ambiente é confortável, bonito e bem conservado. Analise também se tem saídas de segurança, se é bem ventilado ou climatizado, se a acústica é favorável e se apresenta boas possibilidades decorativas. Observe os serviços adicionais do local (seguranças, manobristas, recepcionistas) e estude o custo-benefício para avaliar se o preço cobrado é sensato.

Monte o cardápio

Depois de escolher o local da sua festa, é hora de planejar uma das partes mais importantes da recepção: o cardápio. Os comes e bebes do evento devem dialogar com o conceito definido lá no início do planejamento. Casamentos diurnos, por exemplo, pedem opções, como almoço, churrasco, brunch ou chá, a depender do horário. Já casamentos à noite combinam com um menu bem completo, como os coquetéis com finger foods e prato quente ou os jantares de gala. Faça uma degustação no Buffet escolhido e monte um cardápio democrático, que tenha a chance de agradar a maioria dos convidados.

Monte o cardápio do seu casamento

Reprodução

Pense na decoração

O casamento, em si, é um momento muito bonito, mas a ocasião fica ainda mais bela se a decoração for cuidadosamente planejada. Escolha um mobiliário que combine com a proposta, além de flores da época, que costumam ser mais vistosas e baratas. Além disso, contratar um decorador de confiança é um passo fundamental para que o projeto decorativo fique impecável.

Inclua elementos artesanais e itens feitos com as próprias mãos na decoração do evento. Reaproveitar objetos, como pallets e garrafas de vidro, também está em alta. A sustentabilidade está cada vez mais presente nos casamentos modernos!

Pense na decoração do seu casamento

Reprodução

Invista em entretenimento

Festa boa, é festa animada, concorda? No planejamento da sua festa, não pode faltar o item entretenimento. Invista em um DJ ou banda para tocar música ao vivo. Outra maneira de animar a festa é contratar o serviço de cabine de fotos, produzir plaquinhas divertidas ou mesmo contar com uma equipe de bartenders, que além de drinks temáticos, faça malabarismos.

E aí, gostou das nossas dicas? Elas serão úteis no planejamento de sua festa de casamento? Comente!

banner_horizontal-historias-de-amor

Quer receber as últimas novidades?

Insira o seu endereço de email abaixo para receber as atualizações

Você assinou nossa newsletter!

9 Comentários

Deixar um Comentário