Coluna da Anya

Renda: feminilidade e romantismo para noiva

vestido-de-renda

A renda é uma super aposta, não só para noivas mas para qualquer mulher, né? Um exemplo de feminilidade, sensualidade e romantismo, ela traz todos esses sentidos também para o vestido de casamento. Porém, você sabia que existem dezenas de tipos, estilos e formas, dessa queridinha? Isso a faz uma das matérias prima mais amadas no mundo bridal. Vou detalhar pra você cada uma delas e todos seus segredos! Confira!

Renda em Bordado de Linha

Essa renda tem como base um tule illusion, o qual pode ser  nude ou branco. Por cima é feito um desenho com linhas brancas ou metalizadas, a mão ou a maquina e que podem seguir os seguintes padrões de desenho:

renda-bordada

Arabesco: A mais pedida entre as rendas, pelas noivas atuais, modernas e românticas, ela pode apresentar maxi desenhos ou desenhos de tamanho médio. Nunca é aconselhável rendas de desenhos muito pequenos, pois dificulta muito o encaixe das peças para aplicação, o que força a utilização da peça por inteiro, gerando um fenda muito grande de matéria prima.

renda-arabesco

Geométrica: Considerado um estilo moderno para uma renda, traz um estilo inovador e formas interruptas.

Floral  ou orgânica: Apresentam flores estilizadas, e ainda sim, muito românticas.

renda-floral

Renda em bordado de fita

Tem o mesmo principio da renda em bordado de linha, mas,  ao invés de linhas, o desenho é coberto por origamis e dobraduras de fitas de cetim ou gorgorão. Acaba não permitindo o bordado em cima, pois o próprio trabalho cria um efeito 3D na peça.

Renda em Bordado a mão livre

Nessa opção, os desenhos são feitos a mão, pela estilista, e são criados segundo especificações da noiva. As pedrarias usadas podem ser mixadas ou de somente um tipo. Os mais pedidos são as pérolas e vitrilios.

banner_horizontal-historias-de-amor

Renda Mariscot

Uma renda Francesa muito famosa mas pouco falada, a renda mariscot é uma queridinha desconhecida. Por ser muito semelhante à renda chantilly e facilmente confundida, seu diferencial são as flores com fundo em diferentes desenhos ou espessuras.

renda-mariscot

Renda Chantilly

É a mais pedida entre todas as rendas, pelas noivas. Pode ser considerada uma peça atemporal e traz uma aparência maior de noiva ao look. Pode ser produzida em diversos materiais, desde a seda pura até a de poliéster. A renda chantilly é fina e de toque suave, tendo como  uma característica principal a padronagem de flores, galhos e faixas. Fica ideal em vestidos fluídos e delicados, ou com vestidos leves e com transparências. Pode ser feito leves bordados em cima, para efeito de brilho.

renda-chantilly

Renda Alençon

Essa renda é uma mistura de fios finos e delicados com os mais grossos e estruturados, criando desenhos detalhados sob uma tela fina. É um detalhe maravilhoso que também pode receber paetês e pedras bordadas.

Renda Italiana

A renda italiana é uma renda nobre e de efeito vintage. Ela é mais firme, quase como se tivesse um efeito engomado, e pode ser confecciona em fios de algodão ou poliéster.

Pachwork de renda

É uma mistura delicada de rendas ou mesmo uma renda feita em cima de uma outra já pronta. Fazer um bordado de linha em cima de uma renda chantilly, por exemplo, pode ser considerado pachwork.

Renda Renascença

É um a renda com a cara da brasileira, típica do nordeste e de tradições da renda irlandesa. Os desenhos são em efeitos arabescos ou geométricos e possuem uma aparência fosca, parecida com o Guipure. Sua confecção dura em torno de 10 meses e os ajustes em um vestido em renda renascença são quase impossíveis, pois os desenhos são bem definidos e dispensam os bordados.

renda-renascença

Renda Richelieu

O Richelieu é uma renda mais firme, feita por máquinas ou manualmente, por bordadeiras. Por ser mais rústica, tem o efeito vintage e é muito usada em aplicações, pois dá um destaque aos detalhes.

Renda em bordado indiano

Feito em fios de ouro ou prata com cristais, os bordados indianos apresentam um lindo efeito 3D e podem criar lindas e delicadas formas.

Bicos de renda

Podem ser feito em qualquer uma das rendas citadas acima, eles são muito usados para barrados em vestidos e  véus.

renda-bico

Renda Guipir

É uma renda mais trabalhada e pesada, assim como a renda soutache, porém com fundo vazado. É a opção de renda ideal para as noivas apostarem em aplicações, ou vestidos de maior caimento ou estruturação, como os sereia. Quem ama apostar nessa renda são as noivas que casam com vestidos curtos, pois é possível fazê-lo todo nesse material.

renda-guipir

Renda de algodão

A renda de algodão tem um lindo efeito de relevo, e, por ser um material natural,  jamais será encontrada na cor branca. Sempre terá um tom de off-white da cor do algodão natural.
banner_horizontal-historias-de-amor

Renda 3D

O efeito 3D ou de relevo alto normalmente é feito em um fundo de tule, organza opaca ou cristal. Esse também é o material usado para fazer as folhas ou flores que geram o efeito 3d.

renda-3d

Renda Soutache ou Cordoneé

É uma renda mais pesada, pois os desenhos são em semi -alto relevo, feitos com fio de soutache em cima de uma renda fina ou de uma renda em bordado de linha. Fica interessante apostar nela nos casos de vestidos com menos caimento e tecidos mais estruturados.

renda-soutache

Gostou? Compartilhe com suas amigas noivinhas, pra que elas também saibam a melhor renda para o vestido do grande dia delas! E se tiver dúvidas, entre em contato comigo pelo Whatsapp: (44) 9 8839-2114!

Coluna-Anya-Jardim1
Anya Jardim
Colunista Guia Casar Bem

 

Quer receber as últimas novidades?

Insira o seu endereço de email abaixo para receber as atualizações

Você assinou nossa newsletter!

Deixar um Comentário